Futebol Brasileiro - Careca


Antonio de Oliveira Filho, o Careca (Araraquara, 5 de outubro de 1960) é um ex-futebolista brasileiro. A razão do seu apelido é que ele era fã do palhaço Carequinha.

Careca começou sua carreira com o Guarani de Campinas em 1978, onde foi campeão brasileiro no mesmo ano, tendo marcado o gol do título.[1] Com sua velocidade e sua habilidade de finalização, rapidamente firmou-se como um dos melhores jovens artilheiros do país. Foi contratado pelo São Paulo em 1983 para substituir Serginho Chulapa, após ter se recuperado de uma contusão que o fez perder a Copa do Mundo de 1982 na Espanha.

Foi durante a Copa do Mundo de 1986, no México, que Careca realmente se estabeleceu no futebol mundial. Ele terminou o torneio, durante o qual o Brasil foi eliminado pela França nas quartas-de-final, com cinco gols, colocando-o em segundo no ranking da Chuteira de Ouro, atrás de Gary Lineker da Inglaterra, com seis. Também durante 1986, Careca liderou o São Paulo na conquista do Campeonato Brasileiro, batendo seu antigo clube, o Guarani, na final — e marcando o gol que levou a decisão para a disputa de penalidades. Com 25 gols, foi artilheiro e eleito o melhor jogador do campeonato.

Veja também:
Futebol Brasileiro - Jogos de Futebol
Futebol Brasileiro - História de Pelé
Futebol Brasileiro - Ronaldinho Vídeo

1 comentários:

Anônimo disse...

foi uns dos melhores jogadores de futebol que vi jogar fico feliz por ter passado pelo santos futebol clube time da minha vida obrigado careca pelo que fez para nosso futebol

Parceiros